Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Manifesto dos Trabalhadores da Saúde de São Bernardo

Nós, trabalhadores da saúde da rede pública de São Bernardo, viemos através desta carta aberta, expressar nossa insatisfação com as recentes demissões ocorridas na Atenção Básica, particularmente de Agentes Comunitários da Saúde. A mudança de administração em 2009 trouxe para os trabalhadores, tanto os que já estavam no serviço, quanto os que entraram, a esperança de que as demissões e transferências injustificadas dariam lugar ao dialogo e a valorização dos profissionais, mas não é isso que vem ocorrendo.

Exemplo disso, é o caso da Beatriz, agente de Saúde da UBS Vila Rosa, uma funcionária de comprovado compromisso com seu trabalho, e eleita pelos seus colegas, representante dos trabalhadores no Conselho Gestor da Unidade. A sua demissão veio apenas pelo fato de que, após uma palestra dada pela Secretaria de Saúde para um grupo de ACS, Beatriz pegou uma carona com um diretor sindical com quem a secretaria tem um histórico de inimizade. Ou seja, ela foi demitida, apenas por andar com o seu representante sindical, um absurdo. A funcionária está passando por um momento difícil, por causa do falecimento de um parente próximo, está tendo que pagar as custas do inventário, que são altíssimas e se com o salário já estava difícil, sem ele a sua situação deve piorar ainda mais.

Diante do exposto, pedimos a imediata reintegração da Beatriz e de todos os Agentes Comunitários de Saúde e demais trabalhadores demitidos ou transferidos. Que seja criada uma ouvidoria dos trabalhadores, para que estes possam relatar suas queixas e dar suas sugestões sem qualquer tipo de retaliação por parte da administração. Que seja feita uma grande campanha contra o assédio moral e contra o desvio de função. E que a administração elabore, junto com os sindicatos que representam os trabalhadores, um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pois só com os trabalhadores valorizados construiremos um Sistema Único de Saúde de qualidade para todos.

Um comentário:

  1. Dedos cruzados para que suas demandas sejam atendidas. pessoal http://portalmedycznofarmaceutyczny.pl

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.