Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Greve geral


Dia 28 de abril de 2017 foi um dia fundamental para o atual momento de mobilizações e resistência política no Brasil. Diante dos ataques a direitos ameaçados pelas reformas do governo Temer, centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e trabalhadores ficaram em casa. A greve geral convocada e anunciada mostrou-se pelo pouco trânsito (ao contrário das mobilizações do dia 15/03) e pelas ruas vazias. Correntes nas redes sociais parecem ter sido seguidas e a mobilização alcançou mesmo quem não costuma participar tão ativamente da cena política do país: as pessoas não foram a consultas, faculdades ou aos supermercados, poucas pessoas foram nas ruas.
A greve dos transportes foi fundamental nesse sentido, mas muitas manifestações e barricadas nos bairros demonstraram que não se tratou apenas de dificuldade para sair de casa no dia frio. Há uma insatisfação geral com o quadro político do país e os poucos avanços em termos de qualidade de vida da população, mesmo com tantas investigações. As reformas trabalhista e da previdência estão servindo como catalisadores de tal insatisfação e as discussões sobre o tema e mobilizações tem sido intensas.
O Fórum Popular de Saúde de São Paulo acompanha esse movimento e compreende que a Saúde também é um direito ameaçado quando se ataca a Previdência – ambas componentes da Seguridade Social. Atividades de formação e debate, panfletagens e diálogo com a população (a estratégia do “Aposentômetro” com a POEMA- Política Econômica da Maioria) têm sido alguns dos meios priorizados pelo Fórum, e também estiveram presentes no dia da greve geral em diversas localidades.
Agora, é fundamental a organização de uma resistência mais longa: o debate e as ações devem ser tão intensas e frequentes quanto mais o governo insistir no desmonte. Devemos aproveitar a insatisfação e direcioná-la para a ação, sob risco de, caso contrário, entrarmos num estado de perda ainda maior de qualidade de vida e descrença.
Se o tema da Saúde lhe interessa, venha participar conosco de nossas reuniões. A próxima será dia 10/05 e mais informações podem ser obtidas em: https://www.facebook.com/events/1942373102662318/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.