Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

Pela Reabertura do Sorocabana


Cidade Linda é cidade com Hospital Público!

Quantos hospitais públicos existem na Lapa?

Acertou quem respondeu NENHUM!

Mas você já deve ter ouvido falar do Hospital Sorocabana, um prédio de 7 andares que está desativado há 7 anos. O Sorocabana tem cerca de 300 leitos e era o único hospital da região a fazer atendimento público de maior complexidade. Chegou a atender 20 mil pessoas por mês! Hoje, só dois andares do prédio estão abertos, onde funcionam uma AMA 24h e uma unidade da Rede Hora Certa.

Se o bairro não tem nenhum hospital, era de se esperar que essa estrutura e todos os equipamentos que estão abandonados fossem aproveitados e o Sorocabana fosse reaberto, atendendo a necessidade de quem mora e trabalha na região.O Sorocabana foi construído em 1955, em terreno cedido pelo Estado à Associação Beneficiente dos Hospitais Sorocabana (ABHS). Desde 2012 está sob a responsabilidade da prefeitura para ser reaberto. Só que passaram 3 prefeitos e o Sorocabana continua fechado!

Para piorar, no mês passado, um jornal local publicou a notícia de que o Hospital Sorocabana seria leiloado! O leilão foi suspenso por enquanto, mas não temos garantias de que não será retomado, e, se for levado adiante, perderemos a AMA e a Hora Certa, além de o Hospital em si nunca mais ser aberto e público!

A justificativa dada para o leilão faz com que isso seja ainda mais questionável. A Justiça do Trabalho mandou leiloar o Hospital avaliado em 40 milhões de reais para pagar uma dívida trabalhista da ABHS (que é privada) avaliada em um pouco menos de 300 mil reais! A trabalhadora que receberia esse pagamento merece receber seus direitos, mas que paguem
os responsáveis pela Associação e não o povo!

É a terceira vez que tentam leiloar o Hospital por causa dessa dívida. Anteriormente, o poder púbico entrou na justiça contra o leilão, mostrando que o Hospital não pertence mais à ABHS e que é um patrimônio público, e o leilão foi cancelado. É preciso que a prefeitura reabra o Hospital já, pois temos direito à saúde pública e a utilidade do equipamento ficará clara com ele em funcionamento!

Dos 442 equipamentos de saúde que existem na região, só 14 são
públicos e desses, só 10 de atendimento direto à população!

João Dória prometeu em sua campanha que reabriria o Hospital, mas apesar de gostar de aparecer e usar o facebook, não se manifestou nenhuma vez sobre o leilão do Hospital, muito menos deu as caras por lá.

Precisamos exigir que o Sorocabana seja reaberto para toda a população e que seja gerido pela prefeitura! O Sorocabana é de todos/as nós!

Para conversamos sobre o Sorocabana e a sáude pública na região acontecerá uma aula pública, seguida de debate, com a participação do Professor Áquila Mendes (Saúde Pública/USP), Rubens Pinheiro (morador da região) e Rogério (mestre em Saúde Pública/USP). Para essa conversa, convidamos o prefeito Regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes, para que ele possa nos explicar por que o Sorocaba continua fechado e se a prefeitura pretende cumprir a promessa de reabri-lo.

Participe!
Pela reabertura total do Hospital!
Lute pelo SUS! Ele é nosso!

AULA PÚBLICA/ DEBATE
Quando: 17.ago, quinta-feira, às 18h
Onde: Praça na frente do Terminal Lapa

3 comentários:

  1. Meus queridos o leilão é para pagar os mais de 300 funcionários que trabalharam no hospital, sou uma delas, ano de 2010 por exemplo trabalhamos sem salário para atender os moradores.. sem essa que o leilão é para pagar apenas 1 funcionária pesquisem antes.. até hoje lutamos por nossos direitos.. e não vejo 1 matéria se quer falar dos trabalhadores.. não se esqueçam que quem atendia a população eram os nos funcionários.. muitos perderam casas, carros.. tiveram nomes sujo..

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de enfatizar o comentário acima. Também sou trabalhadora do hospital (fisioterapeuta) e também tenho processo trabalhista. Não é apenas uma funcionária que tem a receber e sim mais de 300 funcionários. Pesquisem mais e vejam o porquê de estar toda essa enrolação. A associação Sorocabana construiu o prédio em um terreno público que na época foi doado pelo governo, ou seja, o terreno é do Estado e prédio da associação.
    Por isso existem muitos trâmites legais ainda a correrem.
    Agora eu concordo que na Lapa não existe um hospital público sequer e lembrem-se que eu também fiquei sem dinheiro por falta de pagamento e dependendo de SUS. Sou consciente da situação da população, porém perdi as contas de quantas vezes nós trabalhadores atendemos com nossos salários atrasados.
    Portanto antes de saírem divulgando o que não sabem, respeitem quem ajudou a população na época.
    Tudo poderia ser resolvido se a justiça do nosso país não fosse tão lenta.
    Quem perde com isso? A população, os ex funcionários e ate o prefeito que prometeu algo e não vai cumprir perdendo assim sua popularidade.
    Fica aqui o meu apelo pra passarem informações corretas e mais ainda pra que a situação seja resolvida.

    ResponderExcluir
  3. Voces sabiam que os funcionários do Hospital Sorocabana não recebiam vale transporte e nem vale refeição mas que independente disso estavam la todos os dias para atender a população *da lapa*. E diga se de passagem eram muito bem atendidos. Voces sabiam que os funcionários do sorocabana faziam vaquinha nos faróis na rua para arrecadar dinheiro para compra de material e medicamento e nunca vi ninguém da população *da lapa* ajudando. Voces sabiam que o Hospital está inteiro empenhorado em nome dos funcionários. Não importa se a pessoa trabalhou 1, 5 ou 20 anos nós temos direito de receber o que é nosso.

    Rita Campos funcionaria do Hospital por 14 anos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.